Artigos Glass Journal

|Concert Reviews|

B FACHADA – MINI NOS PRIMAVERA SOUND



No dia 24 de maio fomos ao Mini Nos Primavera Sound, uma extensão do festival portuense que tem raízes no irmão de Barcelona. O dia era dos mais pequenos, mas os graúdos também se deslocaram ao Parque da Cidade para ver Noiserv, B Fachada e Clã e também para passar uma tarde em família ou com os amigos, num dos dias mais quentes que este ano já viveu.

























Depois da intimidade e calma que o concerto de Noiserv transpôs nas mais de 10000 pessoas que passaram pelo parque de Matosinhos, subiu ao palco Bernardo Cruz Fachada, mais conhecido como B Fachada. 
O cantor e compositor apelou a que tanto pequenos e graúdos se deitassem ou sentassem para que pudessem apreciar o seu concerto na plenitude, mas o seu desejo não foi cumprido, e com o andar do concerto cada vez mais "festivaleiros" se levantavam e se juntavam aos que ocupavam as primeiras filas.


O concerto começou com um trio de canções célebres "Sozinho no Roque", "Dia de Natal" e "Tozé", passando por "Quem Quer Fumar com o B Fachada", que foi cantada numa versão "... com o B Fachada", para que não fosse impróprio para a edição dos mais pequenos. De seguida, tocou mais uma canção de Criolo (um dos seus mais aclamados álbuns): "É Normal". A partir daqui, o lisboeta não foi comedido com as palavras e cantou a letra original de canções como "Camuflado", "Não Pratico Habilidades" e a festiva "Pifarinho". O antigo membro dos Diabo na Cruz, de seguida tocou mais algumas das músicas do seu mais recente álbum. 


Por fim, cantou duas músicas que falam de um Manel ou de um Mané: "Casa do Manel" de B Fachada É Pra Meninos e "Mané, Mané" do álbum homónimo de 2011.
B Fachada correspondeu às expectativas e ocupou 60 minutos da tarde familiar que se viveu no Parque da Cidade. Seguiram-lhe os Clã, que revisitaram o seu álbum de 2011 "Disco Voador", trabalho dedicado aos mais pequenos e que fez a festa no fim desta tarde solarenga.


Fotografia: Francisco M Soares (https://www.flickr.com/photos/franciscomoraissoares)
Texto: Eduardo Antunes
...

Sem comentários:

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Com tecnologia do Blogger.