|Concert Reviews|

FKA TWIGS – NOS PRIMAVERA SOUND




Tahliah Debrett Barnett, inicialmente conhecida como Twigs, mas que devido a problemas sobre os direitos desse nome se tornou FKA Twigs, foi a única estreia entre os concertos do primeiro dia do Nos Primavera Sound 2015. A britânica atuava apenas uma hora depois de Mac DeMarco, no palco Super Bock, o que fez com que algumas centenas de pessoas se tivessem despedido mais cedo do canadiano, de modo a garantir bons lugares num dos concertos mais esperados de todo o festival.

Em 2014, Twigs lançou o seu álbum de estreia, LP1, depois de 2 EPs, transformando-se de forma exponencial numa das figuras emergentes da música alternativa. A sua música tem qualquer coisa de transcendental e "extraterrestre": a sua sonoridade é composta por batidas desaceleradas, com grande apoio nas camadas que os baixos podem ter, com murmúrios e meias-frases ditas por uma voz angelical que é apoiada por percussões sintéticas.

Ao contrário dos concertos em nome próprio, FKA Twigs apresentou-se em palco apenas com os 3 músicos, que se dividem entre tarefas como a percurssão, os sintetizadores e guitarras, não envolvendo um conjunto de bailarinos e adereços que costuma utilizar.

No que toca ao nível musical do concerto, pareceu-nos que os baixos estavam excessivamente altos, o que tirou protagonismo aos falsetes da britânica e aos detalhes mais agudos das suas músicas. O público estava, assim, mergulhado num mundo eletrónico e hipnotizante, que Twigs fazia questão de continuar a alimentar com as suas qualidades de dançarina e com o jogo de luzes realizado em palco.

"Water Me", do EP2, e "Two Weeks", o mais perto que a cantora esteve de um single mais comercial, retirado de LP1, foram as músicas que receberam melhor reação por parte dos festivaleiros. A música cujo vídeo foi realizado para os Youtube Music Awards: "Glass & Patron" foi também dos maiores picos do concerto, apesar de ser a mais recente música de Twigs que foi editada. No concerto, houve ainda lugar a novas músicas em que a britânica parece-se juntar a universos como o do rap e a personalidades como Azealia Banks.

Por fim, FKA Twigs acabou o seu concerto de forma relaxada com o single do EP2 "How's That", naquele que foi um concerto que garantiu alguns dos momentos de destaque da 4ª edição do Nos Primavera Sound.


Texto: Eduardo Antunes

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.