Artigos Glass Journal

|Album Review|

Animal Collective - Painting With

 8/10 


Este é já o 10º álbum dos americanos Animal Collective, mas Painting With, felizmente, não carrega uma maturidade que por vezes se confunde com uma tristeza e melancolia algo naturais do processo de amadurecimento das bandas e das próprias pessoas. Este é um álbum, que, à imagem dos demais álbuns dos AC retrata temas algo associados com a liberdade, o amor, a esperança e a felicidade. "FloriDada" é um exemplo disto mesmo. O primeiro single de apresentação deste 10º disco apresenta Florida como a epítome do american way of life, a "terra da liberdade". Críticas à parte ao globalizado e globalizador país que são os Estados Unidos da América, a verdade é que este é um tema ambicionado por todos, sejamos americanos ou não, e esta "terra prometida" marcará certamente o imaginário de vários artistas por muitos e muitos anos.

Certamente Painting With não é um álbum de glória dos Animal Collective como foi Merriweather Post Pavilion, mas não deixa de ser um álbum muito interessante e extremamente bem conseguido por parte dos americanos. Com as suas músicas trabalhadas num formato mais curto e tradicional, Avey Tare, Panda Bear e Geologist criaram um álbum coeso, com uma audição bastante mais acessível que alguns dos seus trabalhos anteriores, quer 
Merriweather Post Pavilion como Centipede Hz, o tão criticado álbum dos Animal Collective. A verdade é que os Animal Collective são daquelas bandas que muito dificilmente apresentam material sem qualidade, e depois de terem surpreendido  em 2009 com Merriweather Post Pavilion, será uma tarefa hercúlea superar o hype que esse álbum teve. Painting With e Centipede Hz, são assim, reféns dos próprios Animal Collective.

Em "Vertical", "Lying In The Grass" e assim como na própria "FloriDada", denota-se especialmente uma vertente peculiar deste álbum: os jogos de palavras e de vozes que tornam muito difícil a compreensão das letras sem os recursos aos sites de lyrics. Estão também presentes loops de sintetizadores em estado de euforia em músicas como "The Burglars" e "Natural Selection" que nos levam numa viagem que parece fazer escala em Kiev com "Bagels In Kiev", onde os sintetizadores vestem uma pele algo misteriosa e sombria. Todas estas músicas nos parecem encaminhar até "Golden Gal", o verdadeiro ouro deste álbum, e uma das músicas de Painting With que poderá marcar fortemente a história musical dos Animal Collective, que têm aqui um álbum divertido que nos vicia nas infinitas viagens mentais que podemos imaginar com uma banda-sonora de fazer inveja!


Músicas a ouvir: "Golden Gal", "FloriDada", "Vertical" e "The Burglars"

Texto por: Eduardo Antunes

Sem comentários:

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Com tecnologia do Blogger.