Artigos Glass Journal

|5 Songs To Look Forward| - January

Entrando em 2017 introduzimos um novo segmento no Glass Journal. |5 Songs To Look Forward| procura fazer um apanhado geral das músicas que foram lançadas durante o respetivo mês e que mais expectativas gerais sobre o artista e seus trabalhos criaram. Assim sendo, neste Top 5 mensal, não entram músicas de álbuns ou EPs editados nesse mês. Em janeiro, isto significa que não estarão aqui músicas de Flaming Lips (review aqui), The xx, Bonobo, Ty Segall ou ainda dos Foxygen.


King Gizzard & The Lizard Wizard - "Sleep Drifter"

Os King Gizzard & The Lizard Wizard são aquilo a que podemos chamar de uma "máquina de álbuns", e após o sucesso de Nonagon Infinity no ano passado (21º melhor álbum para a nossa redação), anunciaram Flying Microtonal Banana, que tem edição prevista para este mês de fevereiro. Mas desengane-se quem pensa que a proliferação fica por aí... Flying Microtonal Banana não foi o único álbum anunciado pela banda. Aliás, o plano destes australianos é lançar um total de 5 álbuns durante este ano! "Sleep Drifter" é uma das músicas que conhecemos antes da edição deste 1º álbum de 5, e deixa-nos água na boca não só para este lançamento, mas para todo o ano que os King Gizzard & The Lizard Wizard enfrentarão.




Black Moth Super Rainbow - "Bad Fuckin Times"

SeeFu Lillac foi editado no ano passado, mas não atingiu o sucesso de Cobra Juicy ou Dandelion Gum, os seus álbuns mais aclamados, e também não atingiu o patamar dos últimos discos lançados pelo frontman dos Black Moth Super Rainbow: Tobacco (Sweatbox Dinasty foi mesmo o 44º melhor álbum da nossa lista). "Bad Fuckin Times" segue uma vertente estilística semelhante aos melhores trabalhos dos BMSR e há quem também aponte o dedo às inspirações mais recentes do trabalho a solo de Tobacco, e é por isso mesmo, uma verdadeira bomba de oxigênio na carreira desta mais-que-estranha banda. Esperamos que seja sinal de um novo e interessante álbum. 



Slowdive - "Star Roving"

Se há música que faria unanimemente parte de uma lista das mais entusiásticas deste mês teria de ser "Star Roving" dos Slowdive. Mais do que uns 5 minutos e 39 segundos galgantes e que ficariam perfeitos no fim de muitas bandas-sonoras, esta é a primeira música da banda em 22 anos! A mítica banda inglesa separou-se em 1995, mas há perto de 3 anos reuniu-se e tem dado concertos desde aí, tendo já passado, nestes últimos tempos, por festivais como o NOS Primavera Sound e o Vodafone Paredes de Coura. Não só os fãs de Slowdive, mas todos os fãs de música esperam por novo material dos britânicos.



Temples - "Strange Or Be Forgotten"

A mistura entre o indie e o psicadelismo que os Temples apresentam não é propriamente uma novidade no mundo da música e Sun Structures (o seu único álbum até agora editado) recebeu críticas contraditórias que incidiam precisamente neste ponto. Enquanto uns se focaram neste caráter da pequena novidade, outros destacaram que os ingleses são uma banda de qualidade, e apesar de interpretarem um estilo algo "mastigado" fazem-no bastante bem. Volcano aparenta, de uma boa forma, seguir totalmente a mesma linha. "Certainty" foi um bom cartão de visita e "Strange Or Be Forgotten" confirma as boas indicações, agora só nos resta esperar pelo álbum.



Thundercat - "Show You The Way"

Thundercat ganhou fama pelas bem-sucedidas colaborações com vários artistas (Kendrick Lamar, Childish Gambino ou Flying Lotus são apenas alguns dos nomes), mas a sua música a solo também tem sido alvo de muitos elogios. Drunk será já o seu 4º registo a solo, marcando assim o regresso depois de The Beyond/Where The Giants Roam, editado em 2015. Se ainda no verão conhecíamos "Bus In The Streets" com o seu tom acriançado, "Show You The Way" apresenta uma sonoridade mais adulta e aveludada, tendo nesta sensualidade um interessante antagonismo da infantilidade do outro single conhecido. É este antagonismo que nos desperta a maior curiosidade no álbum que é editado neste fevereiro, e assim é razão para fechar a nossa primeira ronda de 5 músicas que maior interesse nos criaram em janeiro.

Texto por: Eduardo Antunes

Sem comentários:

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Com tecnologia do Blogger.